domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pró-Música Juvenópolis incentiva música erudita entre jovens

2011-10-04 17:17

Pró-Música Juvenópolis incentiva música erudita entre jovens


Secretário-adjunto, Álvaro Otacílio Vasconcelos visita a sede doprojeto
O secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos, visitou, nesta segunda-feira (3), o projeto Pró-MúsicaJuvenópolis que desenvolve um trabalho social com atividades voltadas à música erudita para crianças e jovens. O projeto tem como objetivo a implementação de um sistema de educação e performance musical com crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social.
Projeto Pró-Música Juvenópolis foi implantado em 2008, numa parceria entre o Instituto Juvenópolis e a Arquidiocese Metropolitana de Maceió que também promove atividades comunitárias, educativas e profissionalizantes aos jovens.
Coordenado pelo maestro Max Carvalho e por Elvira Rebelo, soprano, formada em canto lírico pela Universidade Federal de Alagoas, o projeto conta com 30 alunos que recebem aulas diárias de flauta-doce, violoncelo, canto coral, piano, teoria musical, espanhol e castanhola (instrumento de percussão).
As aulas são realizadas por monitores voluntários e os instrumentos são adquiridos por meio de doações. Além das aulas, os participantes recebem, na sede do projeto, apresentações de coros, grupos de câmara, bandas e orquestras e também realizam apresentações em recitais e concertos em algumas cidades de Alagoas.
Segundo o coordenador, Max Carvalho, a iniciativa busca investir na formação de jovens músicos. “Buscamos dentro das possibilidades, construir novas oportunidades para esses jovens.”, destacou.
A pianista Selma Britto, recentemente premiada com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino (Sbace) pela atuação na formação de plateia para a música erudita, está há um ano no projeto como voluntária e leciona aulas de piano a um grupo de sete jovens.
Segundo a experiente musicista o aluno do projeto Pró-Música Juvenópolis tem um diferencial. “Esses meninos tem uma vontade imensa de aprender e de vencer os obstáculos.”, ressaltou.
O jovem Hebert Guilherme, 20 anos, participa há seis meses do projeto. Hebert faz parte das aulas de violoncelo, flauta-doce e piano e pretende se aperfeiçoar cada vez mais. “Gosto muito de participar do projetoe pretendo me especializar em violocenlo, o instrumento que mais gosto”, disse.
Este ano o projeto pretende ampliar as atividades com aulas de violino, flauta transversal e clarinete. Oprojeto aceita doações de instrumentos e ajuda na manutenção do acervo.

Fonte: http://www.cultura.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias01/pro-musica-juvenopolis-incentiva-musica-erudita-entre-jovens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário