segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grupo de música instrumental leva chorinho e oficina de música para as crianças do Juvenópolis (Matéria de O Jornal)

Projeto Pró-Música Juvenópolis leva shows e oficinas de música para jovens e crianças

Publicado por Redação em 11/06/2011 as 09:59
Arquivado em Cultura, Variedades



Com o objetivo de formar músicos para a criação de uma orquestra no bairro, Chã da Jaqueira, o Projeto Pró-Música Juvenópolis, dirigido pelo Maestro Max Carvalho vai levar nesta quarta feira (15), a música instrumental ao bairro. O Trio Cai Dentro, composto pelos músicos Bruno Palagani (cavaquinho e bandolim), Milka Waltari (percussão) e Wilbert Fialho (violão) vaiparticipar voluntariamente do projeto. .
O grupo de música instrumental e popular brasileira faz releituras de obras de compositores renomados como Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Luiz Gonzaga entre outros grandes nomes.
O Projeto Pró-Música Juvenópolis foi implantado em 2008 e é desenvolvido em parceria com o Instituto Juvenópolis e a Arquidiocese Metropolitana de Maceió, o projeto objetiva a implementação de um sistema de educação e performance musical de qualidade com a comunidade, em especial crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social.
As crianças e adolescentes recebem aulas de canto coral, flauta-doce, violoncelo, piano e teoria musical; são levados e estimulados a assistirem a concertos em igrejas, teatros e outros equipamentos culturais.
Na sede do Projeto, apresentações de coros, grupos de câmara, bandas e orquestras, fomentando a formação de plateia em música de concerto; além de realizarem recitais e concertos em algumas cidades do Estado.
As ações de apoio, shows de artistas alagoanos e oficinas visando motivar ainda mais os jovens e crianças que participam do projeto, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da diretoria do Museu Palácio Floriano Peixoto que está incentivando esta ação.
Segundo o diretor do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), José Márcio Passos, essas ações serão muito produtivas tanto para as crianças e jovens que participam do projeto, como para os próprios músicos que terão a oportunidade, de ajudar, de forma voluntária, na formação desse público. “Como diretor do Mupa e sendo uma pessoa da área cultural, estou contribuindo com minha experiência e faço um convite para artistas ou não, que venham dar sua contribuição voluntária a este projeto que ajuda no desenvolvimento cultural das novas gerações.” ressalta
Após o show, os integrantes do Trio Cai Dentro promoverão uma oficina sobre música, instrumentação e a vida do músico contando um pouco das próprias experiências para as crianças que integram o projeto.
O show e a oficina acontecem na igrejinha de Juvenópolis, Chã de Jaqueira, no dia 15 de junho, às 15h. Mais informações sobre o evento e como participar do Projeto: 8833 5880.
Assessoria Secult/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário